segunda-feira, 14 de julho de 2014

Ruivo dos Sonhos com Henna 100% Natural - Parte I


Ooooi gente LINDA! Tudo bem com vocês? Espero que sim!

Gente, eu voltei! Aleluia hahaha estava passando um perrengue nesse semestre no mestrado. Foi osso ein! Por isso não tinha tempo pra fazer um post (que prestasse) pra vocês mas, essa semana é minha "folga" e vou poder postar sobre umas coisas bem legais pra vocês. Então vamos parar com o blábláblá e começar o nosso post, que hoje vai especialmente pras ruivas de plantão e para o pessoal do grupo Cachos Alagoanos no facebook. Beijo gente! :)

Então vamos lá, como a maioria já sabe eu não sou ruiva natural maaas, muitas pessoas me perguntam sobre a cor do meu ruivo, como cheguei nela, se desbota muito e coisas do tipo. Porém é sempre muito complicado explicar tudo (novamente) sobre o que uso pra tingir meus cabelos de forma natural e definitiva pois, o produto que utilizo - HENNA 100% NATURAL - ainda é pouco conhecido e muitas pessoas tem na cabeça aquela henna, que pinta e alisa ao mesmo tempo. E dai vem comentários como "nossa, você é doida?" ou "teu cabelo vai cair" e ainda "mas você não voltou aos cachos? porque ta usando henna?" 

Eu passei cerca de 3 meses estudando sobre a henna e seus efeitos para só então me sentir segura para aplicar no cabelo. Sabendo que a henna não desbota e é definitiva (será explicado no post) e que seria osso para retira-la do cabelo, caso não gostasse do resultado.

GOSTARIA DE SALIENTAR QUE TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE POST FORAM RETIRADAS DO ÁLBUM |HENNA| no grupo "Amor Acobreado" no facebook. Todos os créditos são para uma moça chamada Nay Dall que criou esse álbum e disponibilizou tudo para o grupo. Como são muitas informações para passar para vocês resolvi copiar e postar aqui para ajudar a vocês também! E como não quero se acusada de plágio ou coisa do tipo gostaria de salientar isso TODOS OS CRÉDITOS SÃO da Nay Dall ok?! :D



USANDO A TERMINOLOGIA CORRETA:



- Henna: é uma planta, usada como tintura natural devido à INTENSA pigmentação alaranjada/avermelhada que ela libera quando preparada. A tintura à base de henna é feita UNICAMENTE com essa planta, a Lawsonia Inermis, suas folhas e pecíolos secos em pó. É usado para o tratamento e coloração capilar e também em uma técnica de coloração da pele (tatuagem) chamada mehandi.


- Henê: é um produto cosmético para tratamento capilar usado como alisante, colorante e hidratante para cabelos cacheados, encaracolados ou crespos.

- Henné: é a palavra henna escrita em francês, isso em português não existe.

- Hennê: é um neologismo (que eu só encontrei no Amor Acobreado), mas também não existe na língua portuguesa.

Então:
HENNA NÃO É HENÊ, NÃO É HENNÊ E É CHAMADA DE HENNÉ EM FRANCÊS!

Agora que sabemos o que é o quê, vamos esclarecer os mitos e ignorância dos próprios profissionais do setor de cosmética capilar:

A henna é, antes de tudo, um tratamento capilar comumente utilizado no oriente e norte da África.
(REPETINDO: henna MESMO é SOMENTE o pó da planta Lawsonia Inermis, ok?!  )
Que, além de cuidar do cabelo (dando vitaminas, regularizando o ph e selando a cutícula do fio por causa dos seus ácidos naturais), libera a sua natural pigmentação nas horas seguintes à sua diluição e preparação. Essa molécula que iperpigmenta, não apenas se deposita sobre o fio, mas na verdade se "engloba", literalmente, à estrutura do cabelo.
O pigmento da henna é como um 0.44 da maioria das marcas de tintura sintética, só que é um SUPER, SUPER 0.4!!! Um 0.444444444 ao infinito! 


Se você passar henna pura num cabelo branco, vai ficar um laranja avermelhado muito saturado! E, claro, se passar num cabelo castanho escuro, você vai conseguir ver só o reflexo do pigmento, certinho?! 


Espero ter esclarecido um pouquinho isso.

COMO SABER SE A HENNA É PURA:

1º - Misture a sua henna à água, deixando a papinha de sempre, se a cor da mistura continua escura e verde (tipo musgo) significa que é pura, mas, se assim que a henna for misturada à água, a cor se transformar diretamente num marrom-avermelhado, significa que foram adicionados colorantes sintéticos, como o picramate.

Elis =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário