segunda-feira, 14 de julho de 2014

Meu Ruivo dos Sonhos com Henna 100% Natural - Parte II

Oi! Se você caiu aqui por acaso e não está entendo nada, sugiro que clique Aqui

Então vamos lá, o post vai ser bem longo e sugiro que antes de perguntarem qualquer coisa, leiam bem tudo que está escrito. Se ainda sim, restarem dúvidas, estarei a disposição para responder nos comentários. 

Principais Perguntas

1- Qual a diferença entre Henna, Henné, Henê e Hennê? 
Henna: é uma tintura natural de cor avermelhada - alaranjada feita UNICAMENTE com a planta Lawsonia Inermis, suas folhas e pecíolos secos em pó. Se usa para o tratamento e tintura capilar e também em uma técnica de coloração da pele (tatuagem) chamada m
ehandi.
Henê: é um produto cosmético para tratamento capilar usado como alisante, colorante e hidratante para cabelos cacheados, encaracolados ou crespos.
Henné: é a palavra henna escrita em francês, isso em português não existe.
Hennê: é um neologismo (que eu só encontrei no Amor Acobreado), mas também não existe na língua portuguesa.

2- Henna é compatível a outros processos químicos?Sim! Essa é umas das grandes preocupações sobre as reações da henna em cabelos tingidos, as reações com a química acontecem quando a henna não tem na composição apenas lawsonia inermis, existem uma série de metais e outras substâncias que são acrescentadas no produto que nós compramos como henna.
Mais informações clique Aqui

2- Como é feito o retoque?Henna não clareia o cabelo, apenas deposita o pigmento, então entre uma e outra aplicação de henna é necessário clarear a raiz (caso foi feito anteriormente) e depois aplicar a henna.

3- A henna desbota ou apenas fica mais clara com o passar dos dias? Alguns sites deram a entender que ''acumula'' a cor no cabelo."A henna não fica nem mais clara nem desbota, ao contrário! Na verdade a expressão "acumular" a cor é que ela vai fechando a tonalidade (acho que meio tom) e principalmente não fica tão intensa como no primeiro dia.
Enquanto oxida, a cor da henna vai se tornando menos "gritante", muito mais natural e acobreada mesmo.

4- Posso aplicar a mistura nas sobrancelhas? E como pode ser feito?
Caso seja necessário, clareie sua sobrancelha. Deixe apenas 1 hora.
ATENÇÃO: cubra beeeeem, com vaselina ou margarina ou algo gorduroso, envolta da mesma porque a henna vai manchar onde encostar, e sua pele envolta da sobrancelha vai ficar laranja por quase 1 semana se não proteger!

5- É possível retirar os pigmentos da Henna dos cabelos?
Pra quem não dá muito peso pra isso da química o Color B4 retira qualquer coisa! Para saber mais clique Aqui

6- Quero um ruivo mais avermelhado. Como fazer?
Muitas meninas usam na diluição: vinho (desses de baixa qualidade mesmo), suco ou chá vermelho que manche a roupa (daquelas manchas que não saem de jeito nenhum, suco de romã e eu aconselharia usar um bom bocado de colorau(urucum), mais vermelho que ele não tem né?! (Suco de beterraba não adianta)

7- Quero um ruivo mais dourado. Como fazer?
Veja se onde comprou a Lawsonia Inermis (henna) eles também têm a Cassia Obovata (cassia) e misture em proporções diferentes (estude o pdf e o site da Henna For Hair).
Com essa mistura você pode ir do ruivo intenso ao loiro dourado (se tiver o cabelo beeeem clarinho).

08- Como conseguir apenas o efeito nutritivo da henna, mas não a cor? Passe apenas cassia (Cassia Obovata) em pó.

09- Como conseguir um ruivo mais escuro?Bem, se você tem o cabelo em tons mais escuros, isso já acontecerá automaticamente. Se tiver de castanho escuro a preto a henna vai dar simplesmente o reflexo avermelhado à luz. Mas se você tiver o cabelo claro e queira chegar ao ruivo escuro ou acaju mesmo, misture em proporções diferentes com indigo (Indigofera Tinctoria) (estude tudo no pdf e no site da Henna For Hair). Com essa mistura você pode ir do ruivo ao castanho escuro.

10- Quero um ruivo mais claro. Como fazer?Então vai ter que subir mais tons (clarear) de acordo com o ruivo que você quer.

11- Henna tira os cachos?Nos primeiros dias ele pesou bastante e minha escova nunca tinha ficado assim "no lugar". Talvez seja por isso que muitas dizem que "tira" os cachos, porque era mais ondulado que cacheado e a henna deixou o fio mais pesado (no meu caso só nos primeiros dias mesmo) e deu um efeito mais liso. Só que, olha, o meu eu sequei  "amassando" pra ver o resultado e ficou como sempre.

12- Pode lavar o cabelo depois de quanto tempo após a aplicação da henna?! Pode lavar no dia seguinte ou tem que esperar a henna oxidar por alguns dias?O ideal é esperar a oxidação acontecer porém, se você tiver mesmo que lavar no dia seguinte, NÃO utilize shampoo! Nem para retirar a henna após a aplicação, nem nas eventuais lavagens dos próximos 3 ou 4 dias, para não retirar a pigmentação da henna e não influir no processo da oxidação.E se você puder, faça o último enxague com água (melhor se destilada ou desmineralizada) e vinagre de maçã. Vai selar a cutícula, deixar mais macio e com brilho e ainda ajudar a fixar a pigmentação.

13- Qual é a melhor henna?"Que seja realmente henna, ou seja, que contenha SOMENTE Lawsonia Inermis nos ingredientes do produto (não importa a marca ou nome que tenha). Todo o resto, ainda que vendidos com o nome de henna, são tinturas, tonalizantes ou mesmo um produto de baixa qualidade que não será compatível com outras químicas sintéticas.
Uma vez que seja certificada a pureza do produto, a melhor henna (no que diz respeito à pigmentação, fixação e intensidade da cor) é a henna destinada ao desenho corporal (body art quality), àquela tatuagem feita com henna.
Atualmente recomendo essa Aqui

14- Como corrigir a raiz mais clara que as pontas?Leia a matéria Aqui


GOSTARIA DE SALIENTAR QUE TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESSE POST FORAM RETIRADAS DO ÁLBUM |HENNA| no grupo "Amor Acobreado" no facebook. Todos os créditos são para uma moça chamada Nay Dall que criou esse álbum e disponibilizou tudo para o grupo.

Elis =) 

Um comentário:

  1. Você ainda está usando henna? se nao, usou por qto tempo? queria umas dicas de quem usou bastante. (eu uso)

    ResponderExcluir